Artigos

A criança e o bruxismo


Vivemos em um mundo agitado, sofremos fobias, ficamos agitados com problemas de ordem emocional, física e financeira. Nosso tempo é curto, estamos sempre em busca de melhores condições de vida para nossa família e nossos filhos acabam absorvendo tudo isso com muita facilidade. Hoje em dia as crianças ocupam-se muito na frente de um aparelho de TV jogando vídeo game, para os pais é um momento de segurança, pois o filho está em casa e nada de mal poderá acontecer. Pois bem, realmente nossos filhos estão seguros diante da violência das ruas, porém, existem outros vilões. Esses chegam de maneira invisível e precisamos estar atentos, tanto para saber o que nossos filhos fazem e com quem interagem virtualmente. É muito importante acompanhar cada sinal. O que eu quero alertar nesse artigo é o bruxismo. Fique atento ao seu filho até mesmo quando ele dorme. Pais tem turno dobrado, não nos damos ao luxo de ter sono profundo, dormimos atentos, escoteiros ou não, “sempre alerta”. Ao ouvir o ranger dos dentes de seu filho, entenda que se trata de bruxismo, o nome é estranho, parece que vamos entrar em um mundo de conto de fadas, mas não, é um ranger de dentes que deixa quem ouve aflito. O bruxismo ocorre por distúrbios emocionais como insatisfação, tensão, agressão reprimida, ansiedade, raiva, medo, estresse entre outros fatores. Muitas vezes nossos filhos passam por situações constrangedoras na escola ou entre seu círculo de amigos, mas não contam nada e guardam. Isso vai acumulando e de alguma maneira o organismo quer descarregar e acaba sendo durante o sono, o organismo induz ao rangimento de dentes como um mecanismo compensador liberando a tensão ou sentimento reprimido. O transtorno pode causar dores de cabeça, dores de ouvido, tonturas, dor muscular facial (mandíbula) e destruição dos dentes.

Um dos fatores que chamou minha atenção foi o vídeo game, por isso no começo de nossa conversa eu fiz questão de mencioná-lo, afinal é esse o equipamento que consome nossos filhos de tensão. Repare nas expressões e movimentos tensos que nossos filhos executam ao jogar. O jogo requer habilidades, lógico que tem o lado bom, mas deve ser dosado. Fique atento ao brinquedo preferido de seu filho, pode ser ele o causador de tanto transtorno durante o sono.

Bruxismo não é uma doença, apenas uma disfunção que com a ajuda de profissionais adequados poderá ser solucionada. Primeiro de tudo é descobrir o que desencadeou tal disfunção, um psicólogo poderá ajudar nessa fase, em seguida deve-se procurar um dentista especialista em ortodontia. Através da Pedagogia das Cores podemos melhorar o ambiente em que a criança está inserida abusando um pouco da cor azul, que servirá para acalmar e equilibrar o todo da criança. O azul é indicado porque é a cor que estimula a calma e harmoniza o organismo. Utilize pijama com tons de azul, roupas de cama e até mesmo uma iluminação azulada para amenizar.

Texto: Solange Depera Gelles

Voltar para artigos