Curiosidades

A cor preferida


Em parceria com a psicopedagoga Rosangela Vali, realizamos uma pesquisa sobre a cor preferida das pessoas entrevistadas e por quê? Algumas diziam a cor, mas não sabiam explicar o porquê da preferência.

Sabemos que a cor interage conosco, mesmo sem nosso consentimento. O meio em que estamos inseridos é colorido, essa interação é feita através do nosso cérebro, a visão capta a cor, transmite a informação e o cérebro reconhece o estímulo. Abaixo temos um pequeno gráfico com os dados obtidos. Vamos analisar:


A cor preferida


Quem escolheu azul em suas respostas foram quase unanimes em dizer que o azul acalma. Sim, essas pessoas estão certas. Mas por que a preferência pela calma do azul? No ponto de vista da pedagogia das cores, relataríamos que, são pessoas que tem um ritmo de vida agitado, e o organismo pede pelo azul justamente para equilibrar e harmonizar o todo desse indivíduo.

Quem preferiu branco relatou que é a cor da paz. Sim, e também a soma de todas as cores. O que significa que essas pessoas estão buscando um equilíbrio do todo. Quando mencionamos “todo”, nos referimos ao nosso corpo, pois embora somos: Órgãos e membros, funcionamos em conjunto, basta um órgão não estar funcionando bem, para desandar o restante do nosso “todo”.

A cor verde, reflete que em nosso “todo”, algo não está bem e precisa um pouco mais de atenção.

Violeta revela que existe uma busca espiritual.

Rosa, “pode ser”, por tratar-se de uma pessoa acolhedora.

O amarelo pode indicar a busca de algo maior, mais próspero. Algo que será alcançado com empenho.

Finalizando com o vermelho, podemos entender que são pessoas que apreciam o poder, e que por vezes tornam-se violentas quando contrariadas. Por isso, muita cautela com essa cor.

Interagimos com o meio, que é colorido. Recebemos estímulos externos indesejáveis e absorvemos. Nosso organismo juntamente com nosso cérebro trabalha em busca da mente sã. Então, em uma atitude interior do organismo, ele mesmo busca o que está faltando. Por isso a preferência por determinada cor em algumas fases de nossa vida. Lembrando que com exceção da cor rosa, todas as outras cores têm contra indicação, portanto, doses certas.


Voltar para curiosidades