Artigos

As cores para as crianças: Vamos colorir o mundo?


É claro que ao perguntar: “Vamos colorir o mundo?” só queríamos enfatizar esse novo colorir, pois o mundo já é colorido, porém, não sabemos utilizar as cores a nosso favor.

Desde antes de um ano de idade a criança visualiza um mundo colorido. Os olhos fixam o batom da mãe e maravilha-se com objetos coloridos. Mas agora vamos mudar essa maneira de ver as cores apenas como diversão, iremos trazer para essa criança um olhar mais crítico, um olhar de quem entende para que serve cada cor, e como utilizá-la explorando cada estímulo liberado por ela.

Através da metodologia Pedagogia das Cores, poderemos ensiná-las a usar cada cor de maneira positiva. É uma metodologia simples, que utiliza o próprio meio em que a criança está inserida.

As cores sempre chamaram a atenção, mas por quê?

Porque as cores promovem estímulos e possuem vibrações próprias.

Vamos exemplificar:

Mostramos dois círculos para uma criança de um ano, um vermelho e o outro branco. Rapidamente a criança esticou-se para pegar o círculo vermelho. Por que o vermelho? Porque não preferiu o círculo branco que é a soma de todas as cores? O branco é o símbolo da paz, mas não gera o mesmo estímulo que as outras cores. O vermelho estimulou essa criança a audácia e a impulsividade. Ao esticar-se para pegar o círculo vermelho, ela demonstrou atitude e liderança. Não precisou nenhum sinal que a mandasse pegar um dos dois, ela teve iniciativa e pegou o círculo que a estimulou mais.

Podemos começar os estímulos em uma criança com as cores certas desde oito meses, assim em uma idade mais a frente, ela terá mais consciência de si mesma e pensará de dentro para fora, ou seja, irá bloquear estímulos externos indesejados de quem utiliza as cores para alcançar objetivos definidos, como a mídia, marketing, líderes religiosos e políticos.

Para saber trabalhar as cores desde o berçário até o ensino fundamental I, indicamos as seguintes leituras:

Ianzito e a Turma dos Pinguinhos e Cadê nossas Cores


Ianzito e a turma dos pinguinhos
Cadê nossas cores?

Palestra

Texto: Solange Depera Gelles

Voltar para artigos