Artigos

A Pedagogia das Cores na Educação Infantil


O sábio já dizia: “Educação vem de berço.” Porém alguns pais ainda insistem em passar suas tarefas para o professor. A Educação Infantil sofre por equívocos de pais que não entendem sua seriedade. É comum ouvirmos mães comentarem que colocaram os filhos na Educação Infantil para que a criança pudesse ter amiguinhos com quem brincar. Mas essa “brincadeira” tem uma proposta, aqui falamos do lúdico e não de qualquer brincadeira. Cada atividade foi pensada e desenvolvida para um melhor desempenho da criança. A Educação Infantil não é o local onde a criança vai aprender amarrar o tênis, é muito mais que isso. Os valores de uma boa educação em casa devem seguir com a criança quando ela é inserida na escola, mas não é o que acontece. A criança chega sem noção de viver em grupo, sem saber dividir porque até aquele momento, tudo era dela. É uma tarefa árdua começar praticamente do zero e na maioria das vezes esse é o panorama que o professor encontra. Isto acontece tanto em escolas particulares como em escolas públicas.



É na Educação Infantil que os valores são fundamentados, portanto o professor de Educação Infantil não é um cuidador, é um construtor de valores. Entendendo a importância da Educação Infantil na vida escolar iniciante da criança, é que devemos saber o quanto a Pedagogia das Cores dever ser aplicada desde a mais tenra idade. O ambiente da escola de Educação Infantil é preparado em detalhes e é muito colorido. Isso é muito bom! Porém, as escolas devem aproveitar melhor essa disponibilidade de cores e utilizar a cor certa, em doses certas em cada ambiente. As cores são estímulos vibrantes, interagem conosco mesmo sem nossa permissão. O cérebro capta o estímulo e obedece. Quando uma escola utiliza os estímulos certos, acaba proporcionando à criança uma interação positiva com o meio em que ela está inserida. Criança que aprende a lidar com as cores desde cedo é mais equilibrada e centrada no que está sendo proposto. Quanto antes esse estímulo colorido fizer parte da vida da criança, melhor será seu desempenho na sua formação escolar e social. A Pedagogia das Cores propõe uma mente sã, a qual bloqueia estímulos indesejados. A criança no começo é condicionada aos estímulos porque está recebendo as cores de fora para dentro. Com o tempo irá desenvolver entendimento e o estímulo acontecerá de dentro para fora. Ou seja, ela filtra o que vem do externo aproveitando apenas o que realmente lhe interessa.

Texto: Solange Depera Gelles

Voltar para artigos