Atividades

Entendendo o Aluno

Este trabalho é uma conscientização do grupo, indicado para turmas do 7º ano em diante.
O professor é um conhecedor da sua turma, sabe quem é o estudioso, o mal comportado etc... A partir desse conhecimento faremos uma divisão de grupos, o trabalho poderá ser algo que seria passado para os grupos formados anteriormente, porém com uma mistura. A quebra de “panela” poderá alterar o resultado. O professor tem que ter jogo de cintura para não deixar que os alunos dominem a tarefa. Vamos lá:

- Divida a turma em equipe azul, amarela, laranja, e violeta.
Azul, alunos comportados, amarelo alunos estudiosos, laranja alunos sociáveis e violeta para os alunos indisciplinados ou não tão aplicados. Lembrando que nesse momento eles não precisam saber o que significa cada cor.
- Leve fitas de cetim ou outro material com as cores acima citadas, distribua de acordo com a orientação, todo aluno deverá usá-la durante a aula (enquanto realizarem esse trabalho).
- Distribua as fitas e separe cor com cor. Depois aleatoriamente misture as cores, cada grupo deverá ter elementos de todas as cores. Realize sua atividade normalmente. Ao final poderá concluir que embora alguns ficaram insatisfeitos com o fato de não trabalharem com os amigos de sempre, as cores misturadas trouxeram equilíbrio aos grupos. Pois cada aluno tem sua particularidade, mas misturar cores é possível. Ou seja, misturar qualidades e defeitos pode gerar um bom resultado.