Artigos

É mais do que simbologia: veja como as cores podem ajudar no desenvolvimento cognitivo do seu filho.


Esqueça a velha divisão entre cor de rosa para meninas e azul para meninos. A forma como as cores estão – e devem estar – presentes na vida das crianças vai muito além disso. Elas podem contribuir e muito para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos desde muito cedo.

Segundo a Pedagogia das Cores, um conceito que vem sendo discutido e estudado pela pedagoga Solange Depera Gelles, cada cor representa um estímulo e elas podem ser utilizadas até mesmo para contribuir com o o crescimento mais saudável dos pequenos.

Em vista das sensações provocadas pelas cores, saber utilizá-las de forma inteligente pode ser um grande diferencial na qualidade de vida, principalmente se pensadas desde cedo. “Quando você ensina a uma criança o poder de estímulos das cores, ela assimila e começa a gerar uma mente saudável. Uma criança que sabe utilizar as cores de maneira positiva, filtrando os estímulos negativos, vai crescer mais equilibrada e focada em seus reais objetivos”, examina a pedagoga.

Mas, como é possível otimizar isso? A pedagoga explica alguns estímulos que podem ser filtrados. Segundo ela, o amarelo, por exemplo, pode ser empregado para expandir o campo mental, o intelecto e a percepção do que é oferecido. O laranja também é importante para facilitar o estudo da criança, descontraí e gera força de vontade. Por isso, é importante colocar objetos, amarelos e alaranjados em locais de estudo, como na escola.

As cores do ambiente sempre devem ser bem pensadas para as crianças. Se seus filhos são muito agitados, procurar utilizar mais o azul é uma dica, já que acalma, equilibra e harmoniza. Outra indicação é que as cores também façam parte da alimentação das crianças através de legumes, frutas e verduras.

Além disso, atividades educativas simples podem ser planejadas com cores, que estimulem os sentidos das crianças. Confira a entrevista com a pedagoga Solange Depera Gelles na íntegra.

Quais são os significados das cores?

Eu trabalho com a Pedagogia das Cores, uma metodologia que estimula o educando com as cores da cromoterapia no ambiente escolar. Cada cor representa um estímulo, quando trabalhamos a metodologia Pedagogia das Cores, visamos a melhor maneira de utilizar determinada cor. Cada uma tem um propósito, pois as cores vibram e interagem com o indivíduo de diferentes maneiras. Na educação, por exemplo, o amarelo é utilizado para expandir o campo mental, o intelecto, a percepção do que é oferecido. E assim, cada cor tem sua função. Vivemos em um mundo colorido e estimulante e saber utilizar as cores de maneira positiva vai fazer o diferencial na qualidade de vida.

Como cada cor influencia no desenvolvimento das crianças?

Quanto antes começarmos a trazer as cores para a vida da criança, melhor. Pois no começo estaremos estimulando de fora para dentro, com estímulos externos, mas com o passar dos anos essa criança irá aprender a utilizar esses estímulos de dentro para fora. E saberá bloquear estímulos externos indesejáveis como mídia, marketing, políticos, líderes religiosos e outros. Pois eles utilizam as cores para estimular nossos sentidos (externo), e como não estamos acostumados a pensar de dentro para fora, acabamos comendo sem ter fome, comprando sem precisar comprar, acreditando em ideologias que não são as nossas.

Quando você ensina a uma criança o poder de estímulos das cores, ela assimila e começa a gerar uma mente sã. O que é uma mente sã? Mente sã, é a mente que bloqueia estímulos externos indesejáveis. Uma criança que sabe utilizar as cores de maneira positiva, filtrando os estímulos negativos, vai crescer mais equilibrada e focada em seus reais objetivos.

Como os pais podem utilizar as cores para educar seus filhos no dia a dia?

Os pais podem utilizar as cores nos alimentos das crianças, pois legumes, frutas e verduras não possuem apenas vitaminas: possuem cores. O ambiente deve ser preparado para a criança, se o filho é muito agitado, procurar utilizar mais a cor azul, pois essa cor, acalma, equilibra e harmoniza. No local onde a criança estuda, colocar objetos, amarelos e laranja. O amarelo abre o campo mental facilitando o estudo. E o laranja, descontraí e gera força de vontade. Em nosso site disponibilizamos muitas informações e atividades coloridas para auxiliar pais e professores no estímulo de suas crianças.

Que tipos de atividades educativas envolvendo cores podem ser realizadas pelos pais com as crianças?

Há muitas atividades e dinâmicas utilizando as cores, algumas delas disponibilizamos no site e na fanpage da Pedagogia das Cores (http://www.pedagogiadascores.com.br). Mas é importante deixar claro, que como tudo na vida, o que é utilizado em excesso pode gerar um efeito contrário, por isso é importante lembrar essa regrinha: Cores certas, em doses certas. Peço que os pais visitem o site e conheçam mais sobre a utilização das cores na vida de seus filhos.

Fonte: http://blog.swimcolors.com.br/produtos/e-mais-do-que-simbologia-veja-como-as-cores-podem-ajudar-no-desenvolvimento-cognitivo-do-seu-filho/

Voltar para artigos