Curiosidades

Por que a Mônica usa vermelho?


Não preciso dizer o quanto admiro o trabalho de Mauricio de Sousa, mas o foco agora é outro: Seus personagens, em especial a Mônica.

Antes de ir ao ponto central dessa conversa, é bom lembrar que o Cebolinha e o Cascão são praticantes de bullying, isso mesmo, assim como o Pica-pau, Pernalonga e outros personagens que fizeram parte de nossa infância. Porém a diferença está que nas décadas em que foram criados esses personagens, ninguém precisava de um psicólogo por ter sido chamado de Cascão ou dentuça. Vivíamos com nossos apelidos, ora gostávamos, ora não. Mas fala a verdade, quem não teve um apelido? Qual era mesmo o seu apelido no tempo de escola?

O ponto central de minha observação é a Mônica, aquela garotinha dentuça que sofre bullying e talvez isso tenha gerado o comportamento agressivo. Será? Analisando o perfil da Mônica com a cor de seu vestido, notamos que: Ela é líder, sim, pois o vermelho estimula a liderança. Mas é uma cor perigosíssima, pois estimula a violência. Será que é por isso que ela bate no Cascão e no Cebolinha? O vermelho é a cor do poder, mas utilizado em excesso poderá levar ao mau humor, irritação, dominação e abuso do poder. Imagino que esse relato do que o excesso da utilização desta cor pode causar, deixa claro o porquê a Mônica usa vestido vermelho.

Lembre-se: Cores certas em doses certas.


Voltar para curiosidades