Atividades

Pneus coloridos

O planeta está pedindo socorro, a cada dia que passa o ar fica mais pesado, o sol mais forte e nossos recursos naturais mais escassos. O que fazer para ajudar o planeta? Será que ainda dá tempo?

Sim, ainda dá tempo! Vamos utilizar o que for reaproveitável. Vamos reciclar nossas mentes. Chega de desperdício! Chega de jogar fora o que ainda dá para virar algo.

A utilização dos pneus de borracha trouxe a problemática no impacto ambiental, pois a maior parte dos pneus descartados hoje, estão em locais inadequados, causando grandes transtornos para a saúde e para a qualidade de vida. Só no Brasil são fabricados mais de 40 milhões de pneus por ano e uma média de 20 milhões de pneus usados são descartados neste mesmo período.

Uma forma encontrada para amenizar esse impacto ambiental foi a utilização de métodos de reciclagem e reaproveitamento. Entre elas, a recauchutagem tem sido um mecanismo bastante utilizado para conter o descarte de pneus usados. Mas os pneus também podem ser reutilizados em brinquedos, vasos e até móveis. Vamos fazer a nossa parte!

Horta

Para deixar sua escola mais bonita pinte com sua turma alguns pneus na cor verde, coloque terra até a borda do pneu, plante cebolinha, coentro, salsinha e hortelã. Esses temperos poderão ser utilizados depois de colhidos na cozinha da escola.

É importante a participação da criança desde o início da atividade, pois são momentos de aprendizado, socialização e motivação. Todos aproveitam, e acompanhar cada brotinho que surge produz conteúdo para diálogos entre elas.


Jardim Arco-íris


O jardim segue a sugestão da horta, substituindo os temperos por flores. A variedade de cores estimula o bem estar entre as crianças. Pinte os pneus nas cores do arco-íris, isso irá sortir um efeito mágico no pátio. Mais que apenas pneus coloridos, encontraremos um ambiente dinâmico com todas as cores em doses certas.