Atividades

Saindo da rotina”

(Atividade indicada para alunos de 4 à 16 anos)

A brincadeira deverá ocorrer em um espaço alternativo externo da escola, para que o fato de não estar entre quatro paredes traga a sensação de liberdade.

Material:

- Bolinhas plásticas nas cores: amarela, azul e laranja.(Bolinhas de piscina de bolinhas)
- Etiquetas adesivas com letras do alfabeto.(Cole uma etiqueta com uma letra em cada bolinha)

Em um pátio externo, coloque as crianças sentadas em circulo.


Regras:

- Determine um tempo máximo para esperar a resposta
- Quem errar sai e espera o final da rodada (opção: quem errar vai formando um sub circulo próximo e dando sequência a brincadeira, mas não vale mais.)
- Todos devem cantar a música da brincadeira: “A bola eu vou passar, uma volta ela vai dar. E agora eu vou falar o que o mestre mandar”
- Nesse momento as bolinhas vão passando de mão em mão, e ao fim da música a bola que estiver na mão da criança é a que vale.
- O mestre poderá ser uma das crianças ou a professora.

Exemplo:
Ao término da música o mestre pede:
- Eu quero personagens de histórias infantis! (A cada saída de alguém o tema é mudado). Em faixas etárias maiores o professor poderá utilizar o assunto da matéria dada.
Cada criança fala o personagem com a letra que tem na bolinha e assim a brincadeira segue até ficar apenas um, ou até a professora achar necessário.
Por que bolinhas nessas cores?

Laranja: É uma cor que estimula a socialização e a interação com o meio.
Amarela: Estimula o “querer” o que está sendo oferecido, que neste momento será o conhecimento e o cérebro estará fazendo a função de buscador da resposta. (Mente sã).
Azul: Essa cor traz a calma e harmonia entre os participantes.

É uma brincadeira simples, fácil e custo mínimo. Estimula a busca do que é pedido, fazendo o cérebro funcionar em formato de ligação, uma coisa liga a outra, o cérebro torna-se um buscador. Os benefícios serão colhidos no presente e futuro.