Artigos
 

A importância da hora do soninho

Uma boa noite de sono pode fazer a diferença no dia seguinte, pois estamos cientes da necessidade do corpo e da mente nesse momento de descanso. Mas não é só fechar os olhos e descansar, dormir é muito mais que isso. Durante o sono acontecem processos metabólicos que se alterados podem afetar o equilíbrio do organismo.

A criança tem mais necessidade que os adultos porque está em formação. É durante o sono, com o corpo inativo, que o cérebro trabalha para se autodesenvolver. O hormônio do crescimento também é liberado na fase de sono mais profundo.

A hora do soninho em escolas muitas vezes é interpretada de maneira errônea, alguns pais questionam as escolas, por acreditarem que é apenas para deixar a criança quieta. Terrível engano! A criança necessita de pelo menos duas sonecas diárias. O ambiente deve ser tranquilo e calmo, assim a criança irá aproveitar ao máximo o momento de descanso, enquanto dorme o cérebro assimila as informações recebidas durante o dia, e assim, acontece o aprendizado. Segundo pesquisadores, a falta da soneca da tarde, deixa a criança mais irritada, ansiosa e hiperativa.

A música “Hora do soninho”, traz uma melodia simples que estimula a tranquilidade e vai acalmando a criança que entra em sintonia com a cor azul.

 

Texto: Solange Depera Gelles

Receba essa caixinha de música virtual com carinho. E envie a uma pessoa querida."Hora do soninho" é mais uma música do CD Ianzito e a Turma dos Pinguinhos.Conheça esse material pedagógico e muito mais em:http://www.pedagogiadascores.com.br/ianzito-e-turma-dos-pinguinhos.html

Posted by Pedagogia das Cores on Terça, 14 de julho de 2015



Voltar para artigos