Atividades

Vou Guardar

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Riverside, pessoas organizadas e disciplinadas tendem a viver até quatro anos mais do que as mais impulsivas.

Devemos ensinar aos pequenos a importância de serem organizados. Assim, no futuro teremos um adulto mais focado em seu objetivo.

Vamos fazer uma atividade sobre isso com as crianças?

Material:

Bolinhas de piscina de várias cores (azul, amarelo, laranja, verde, rosa, vermelho, violeta)

Papel cartão das cores das bolinhas

Baldes ou caixas de papelão

Música “Vou Guardar”

Enrole o papel cartão formando um tubo, cole na parede na altura que as crianças alcancem sem dificuldade. Abaixo de cada tubo, coloque um balde ou caixa de papelão. Espalhe as bolinhas pelo chão. Ao iniciar a música as crianças pegam uma bolinha por vez e colocam nos tubos, os baldes irão encher e ao final da música as bolinhas foram guardadas. As bolinhas de cada cor serão contadas. (As bolinhas que não foram pegas, deveram ficar fora da contagem). A cor vencedora, é a cor a ser trabalhada naquele momento com as crianças. Exemplo: Azul. A cor azul estimula o equilíbrio, calma, paz e harmonia. (Isso é o que está faltando no ambiente).

Essa atividade auxilia na coordenação motora, distinção de cores, matemática (soma) e interação com as cores, levando para o ambiente escolar os estímulos coloridos.

Indicamos para a atividade a música “Vou guardar” do Ianzito e a Turma dos Pinguinhos, pois é uma música elaborada pedagogicamente para esse momento: o de guardar o que pegou, o que usou.

Criança organizada torna-se um adulto mais produtivo e realizado.