Nessa atividade a criança vai circular a vogal.
Imprima as folhas "a,e,i,o,u".
Faça o marcador com um tubinho de guache com esponja.(passo a passo no final do vídeo)
Vai ser divertido aprender de maneira espontânea e lúdica. Esse tipo de atividade faz a criança "apreender" o conhecimento oferecido.
MATERIAL EM PDF AQUI
Assista ao vídeo abaixo para aprender essa atividade passo a passo
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Riverside, pessoas organizadas e disciplinadas tendem a viver até quatro anos mais do que as mais impulsivas.
Devemos ensinar aos pequenos a importância de serem organizados. Assim, no futuro teremos um adulto mais focado em seu objetivo.
Vamos fazer uma atividade sobre isso com as crianças?
Material:
Bolinhas de piscina de várias cores (azul, amarelo, laranja, verde, rosa, vermelho, violeta)
Papel cartão das cores das bolinhas
Baldes ou caixas de papelão
Música “Vou Guardar”
Enrole o papel cartão formando um tubo, cole na parede na altura que as crianças alcancem sem dificuldade. Abaixo de cada tubo, coloque um balde ou caixa de papelão. Espalhe as bolinhas pelo chão. Ao iniciar a música as crianças pegam uma bolinha por vez e colocam nos tubos, os baldes irão encher e ao final da música as bolinhas foram guardadas. As bolinhas de cada cor serão contadas. (As bolinhas que não foram pegas, deveram ficar fora da contagem). A cor vencedora, é a cor a ser trabalhada naquele momento com as crianças. Exemplo: Azul. A cor azul estimula o equilíbrio, calma, paz e harmonia. (Isso é o que está faltando no ambiente).
Essa atividade auxilia na coordenação motora, distinção de cores, matemática (soma) e interação com as cores, levando para o ambiente escolar os estímulos coloridos.
Indicamos para a atividade a música “Vou guardar” do Ianzito e a Turma dos Pinguinhos, pois é uma música elaborada pedagogicamente para esse momento: o de guardar o que pegou, o que usou.
Criança organizada torna-se um adulto mais produtivo e realizado.
Inscreva-se:
Na Educação Infantil a higiene pessoal deve ser estimulada com muita atenção, pois a criança já tráz de casa hábitos da família. Não cabe ao professor interferir, mas cabe a ele, orientar. Através de atividades educativas e dinâmicas podemos estimular e reforçar hábitos de higiene.
Promova em sua escola a semana da higiene e motive as crianças com atividades inesquecíveis como gincanas, roda de leitura e exposição de desenhos sobre o assunto.
Utilize a música “Bem cheirosinho” de Ianzito e a Turma dos Pinguinhos. (É uma música que estimula a criança à higiene pessoal de uma maneira divertida).
Faça uma arcada dentária com dentes de pet’s, e utilize uma escova de limpeza e barbante (fio dental) para mostrar como funciona a escovação e a importância da higiene bucal.
Material:
6 pet’s de 500 ml
8 pet’s de 2 litros
Tinta branca
Cola quente
Eva ou cartolina cor de rosa
Eva ou cartolina vermelha para a língua
1 escova de limpeza
Pedaço de barbante como fio dental
Música “Bem cheirosinho”
Recorte o Eva ou cartolina no formato, corte as pet’s, pinte e cole os dentes e a língua com cola quente na cartolina.
*Utilize um pedaço extra de Eva ou cartolina para fazer a ligação das duas arcadas dentárias.
Inscreva-se:
Direcionada a faixa etária de 4 a 10 anos
Material:
Aparelho de som
Cd’s de música clássica
Sulfite
Lápis de cor
Coloque as crianças sentadas no chão em círculo de costas para o centro. Distribua o sulfite e lápis de cores sortidas. Coloque uma música por dois minutos, peça que fechem os olhos e desenhem utilizando a cor com a qual imaginam a música. Recolha as folhas e numere como música 1. E assim por diante com mais duas músicas e depois que recolher todas, ao término da atividade, enquanto as crianças guardam os materiais utilizados, deixe a música fluir no ambiente e as crianças interagirem a sua maneira (dançando, dormindo, pulando etc...). Analise qual cor foi mais utilizada em cada música e conclua a cor da música pela maioria. Coloque novamente a música 1 e explique que cor é aquela música, quem a compôs e conte um pouco da biografia do músico. Faça o mesmo com as outras músicas utilizadas. Lembre-se: trabalhe com dois ou três compositores no máximo, para que a atividade tenha sucesso e seja assimilada pelo ouvinte: a criança.
Essa atividade estimula o aluno com a música associada às cores, promovendo cultura e interação com o meio.
Obs.: As crianças de costas no círculo, evita que copiem as cores uma das outras.
Inscreva-se:
(Atividade indicada para alunos de 4 à 16 anos)
A brincadeira deverá ocorrer em um espaço alternativo externo da escola, para que o fato de não estar entre quatro paredes traga a sensação de liberdade.
Material:
- Bolinhas plásticas nas cores: amarela, azul e laranja.(Bolinhas de piscina de bolinhas)
- Etiquetas adesivas com letras do alfabeto.(Cole uma etiqueta com uma letra em cada bolinha)
Em um pátio externo, coloque as crianças sentadas em circulo.
Regras:
- Determine um tempo máximo para esperar a resposta
- Quem errar sai e espera o final da rodada (opção: quem errar vai formando um sub circulo próximo e dando sequência a brincadeira, mas não vale mais.)
- Todos devem cantar a música da brincadeira: “A bola eu vou passar, uma volta ela vai dar. E agora eu vou falar o que o mestre mandar”
- Nesse momento as bolinhas vão passando de mão em mão, e ao fim da música a bola que estiver na mão da criança é a que vale.
- O mestre poderá ser uma das crianças ou a professora.
Exemplo:
Ao término da música o mestre pede:
- Eu quero personagens de histórias infantis! (A cada saída de alguém o tema é mudado). Em faixas etárias maiores o professor poderá utilizar o assunto da matéria dada.
Cada criança fala o personagem com a letra que tem na bolinha e assim a brincadeira segue até ficar apenas um, ou até a professora achar necessário.
Por que bolinhas nessas cores?
Laranja: É uma cor que estimula a socialização e a interação com o meio.
Amarela: Estimula o “querer” o que está sendo oferecido, que neste momento será o conhecimento e o cérebro estará fazendo a função de buscador da resposta. (Mente sã).
Azul: Essa cor traz a calma e harmonia entre os participantes.
É uma brincadeira simples, fácil e custo mínimo. Estimula a busca do que é pedido, fazendo o cérebro funcionar em formato de ligação, uma coisa liga a outra, o cérebro torna-se um buscador. Os benefícios serão colhidos no presente e futuro.
Inscreva-se:
Aprendendo números com a girafinha
O lúdico facilita o aprendizado.
Imprima a girafinha em meia folha de sulfite, siga a explicação do vídeo.
Material: rolinho do papel higiênico, pedaço de papelão, cola bastão e um dado.
Assista ao vídeo abaixo para aprender essa atividade passo a passo
Inscreva-se:
Monte com seus alunos duas tabelas com os dias da semana. Deixe espaço para que eles escrevam o que foi realizado.
A proposta de utilização das tabelas:
1ª Tabela
Cada vez que a criança pedir algo para alguém e utilizar a expressão: “Por favor” e depois agradecer dizendo “obrigado (a)” deverá constar nesta 1ª tabela.
Ex: - Por favor, apague a luz. (e quando o favor foi realizado): - Obrigado (a)!
(Na tabela) – Segunda-feira : apagou a luz
2ª Tabela
Cada vez que a criança for solicitada e a pessoa pedir “por favor” e depois agradecer “obrigado (a)! Deverá ser anotado.
Ex: - Por favor lave a louça? (depois) – Obrigada(o)!
(Na tabela) – Segunda-feira – Lavei a louça.
A atividade deverá acontecer durante uma semana, na escola, casa e outros lugares frequentados pela criança.
Na semana seguinte, (segunda-feira), uma conversa entre todos da sala e contagem do que cada aluno conseguiu.
O aluno irá retratar o que aconteceu de bom, e o que foi ruim quando a pessoa não utilizou essas duas frases tão importantes para um bom convívio.
Opção: Poderá também anotar quando não pediu, ou quando não pediram.
Isso exaltará o lado negativo, gerando uma boa discussão de como é ruim as pessoas não terem bons modos.
Procure explorar ao máximo esse assunto, pois o mundo anda muito apressado, e muitas pessoas perderam não só o bom senso, como as boas maneiras. Essa atividade é um resgate a tudo o que perdemos. Aos poucos viveremos em um ambiente muito melhor.
Inscreva-se: