Mais um atividade de raciocínio lógico para desafiar o cérebro da criança. A criança deve mudar de posição somente uma bola por vez, deixando em cada tubo de ensaio somente cores iguais. Essa atividade estimula a atenção, raciocínio lógico, forma geométrica o círculo e cores. A partir de 4 anos a criança consegue realizar essa atividade.
Assista ao vídeo abaixo para aprender essa atividade passo a passo
Mais uma atividade lúdica para você imprimir gratuitamente.
Nessa atividade trabalhamos formas geométricas, cores e noção de espaço.
Tudo muito lúdico explorando o aprendizado espontâneo da criança.
MATERIAL EM PDF AQUI
Assista ao vídeo abaixo para aprender essa atividade passo a passo
Nada melhor que aprender de maneira lúdica!
Faixa etária: 5 a 12 anos
Objetivo: Desenvolver formação de palavras em turmas de alfabetização, gerando raciocínio rápido ao buscar palavras.
Em turmas maiores, desenvolver a concentração e conhecimento. (realizando a cruzadinha sobre algum assunto específico discutido em aula)
Faça o material com sua turma e depois jogue a cruzadinha silábica.
Regras: Cada participante recebe alguns dados com sílabas. Cada participante deve utilizar um dado por vez em sua jogada.
Quem não tiver dado com silaba que forme palavra, passa a vez. Ganhará a partida quem ficar sem nenhum dado primeiro. Mas não vale inventar palavras.
Enquanto se divertem, as crianças aprendem!
Observação: Quanto mais dados tiver, mais interessante fica a brincadeira. Para as turmas maiores, a brincadeira pode ser realizada em grupos.
Material:
Rolinhos de papel higiênicos
Guache
Rolinho de pintura ou pincel.
Tesoura
Lápis
Marcador permanente
Inscreva-se:
Trabalhar todas as cores é muito estimulador. Os sentidos da criança fluem e a interação acontece automaticamente.
Opções de uso:
Chamada oral – uma pergunta em cada cor.
Prêmios por comportamento – uma pequena lembrancinha
Presentes no dia das crianças.
Acerte e ganhe (respondeu uma questão corretamente, pode escolher uma cor e furar)
Não esquecendo que todos os alunos deverão escolher e furar uma cor.
Siga as instruções e faça sua caixa surpresa colorida.
Material:
1 caixa de papelão
Papel crepom ou de seda várias cores
Cola quente
Elásticos
Copinho descartável (150 ou 200 ml)
Lembrancinhas ou perguntas
Utilizando o elástico, você poderá aproveitar sua caixa várias vezes.
Inscreva-se:
Um jogo que estimula o aprendizado, o trabalho em equipe e mantém a mente do participante ativa.
Material:
02 folhas de sulfite
02 folhas de papel color set (ou outro mais resistente que o sulfite)
Cola bastão
Furador gigante
Círculos coloridos com letras ou sílabas (fichas)
Regras:
Divida os alunos em duplas. Decida o grau de dificuldade: trabalhar palavras formadas por letras ou por sílabas. ( Horizontal ou vertical)
Cada participante recebe 12 fichas da mesma cor.
Cada dupla posiciona-se em frente ao seu tabuleiro. Ao seu sinal, as duplas devem se intercalar, cada um colocando um círculo para formar palavras.
A dupla que terminar primeiro vence a partida.
Esse jogo tem como objetivo o trabalho em equipe, por isso as duplas e cada participante coloca uma ficha.
Juntos formarão palavras, e o fator tempo, por estar desafiando outra dupla, fará o cérebro agir com mais rapidez.
Inscreva-se:
Tema: Alfabetização
Objetivo geral: Ensinar de maneira lúdica reforçando a formação de palavras.
Objetivo específico:
- Reconhecer dificuldades
- Ampliar vocabulários
- Gerar facilitação na motricidade fina
Metodologia: Através de atividade individual e jogos coletivos desenvolver no aluno a agilidade em atender a necessidade da atividade aplicada.
Recursos didáticos: Papéis coloridos, tesoura, régua e caneta hidrográfica ponta grossa.
Desenvolvimento:
1ª dia
Cortar os papéis no tamanho e formato e realizar as dobraduras.
2º dia
Escrever sílabas nos quadrados coloridos e realizar uma atividade de reconhecimento na formação de palavras na régua com os quadrados coloridos.
3º dia
Realizar com a sala a cruzadinha silábica colorida.
Regras: cada jogador recebe 6 quadrados compostos por uma sílaba de cada lado.
Cada jogador terá que seguir a sequência na formação de palavras, valendo apenas sentido vertical e horizontal. Não vale inventar palavras.
O jogador que não tiver sílabas para continuar a formação de uma palavra, passa a vez. Ganha o jogo quem ficar sem quadrados primeiro.
Realize a atividade de acordo com o grau de conhecimento de seus alunos.
Avaliação: Analisar ao final das aulas o desempenho individual de cada aluno e reforçar o ensinamento para alunos com dificuldades.
Inscreva-se: