Nessa atividade a criança vai explorar sua habilidade visomotora, motricidade fina e concentração, enquanto aprende números e vogais.
Atividade divertida realizada com mini pompons ou massinha de modelar.
MATERIAL EM PDF AQUI
DOWNLOAD PDF IN ENGLISH
DESCARGAR PDF EN ESPAÑOL
Assista ao vídeo abaixo para aprender essa atividade passo a passo
Material:
1,5 m de plástico grosso branco ou cor clara (embaixo)
1,5 m de plástico transparente grosso (em cima)
Gel colorido
Tinta guache de cores variadas
Fita adesiva larga e resistente
Cole no chão com fita adesiva o plástico grosso branco. Deixe as laterais livres para colar a fita. Coloque espalhado o gel colorido e as tintas. Cubra com o plástico transparente e novamente cole formando um tapete sensorial. Além das sensações proporcionadas pela atividade, a criança recebe os estímulos proporcionados pelas cores trabalhadas no tapete.
Inscreva-se:
O mundo está desequilibrado, parece um caos sem fim.
Mas podemos acreditar sempre em um mundo melhor.
Vamos fazer a atividade Árvore colorida dos desejos dando a possibilidade de manter viva a esperança de cada criança em um mundo melhor.
Material:
Papel crepom marrom
Papéis coloridos (azul, amarelo, verde, violeta, vermelho, laranja e rosa)
Um cesto ou recipiente (para colocar as folhas)
Com o papel crepom monte em um canto da sala ou na porta, uma árvore (Só com o tronco e os galhos)
Corte em forma de folhas os papéis coloridos. Coloque em um cesto ou recipiente.
Deixe cada criança escolher uma folha e nela a criança poderá escrever o que deseja para o mundo.
Caso a atividade seja feita por crianças que ainda não estão alfabetizadas, faça folhas maiores e deixe que elas desenhem o que deseja.
Cole as folhas na árvore. Se houver necessidade nos dias seguintes repita a atividade até que a árvore fique cheia de folhas e muito, muito colorida.
Trabalhar as cores com as crianças cria o benefício dos estímulos das cores em cada um, e deixar que cada um coloque seu desejo para um mundo melhor, dá a oportunidade do professor conhecer a índole de seu aluno.
Inscreva-se:
Vamos montar uma placa sensorial para trabalhar os sentidos dos pequenos?
O contato da criança com texturas, cores e formas desenvolve e aprimora a percepção e suas habilidades sensoriais.
Lembrando que as cores estimulam os sentidos, por favor, utilize as cores com sabedoria.
Fonte: Teach preschool
Material:
Sacos plástico ziploc
Gel de cabelo incolor
Corantes alimentícios
Coloque ½ xícara de gel no saco ziploc uma ou duas gotas de corante alimentício, e se quiser, alguns objetos atrativos (argola, estrela, brilho etc.)
Feche bem o fecho do saco ziploc para não acontecer vazamentos. Misture bem o gel com o corante apertando levemente o ziploc.
Faça se preferir, placa sensorial com objetos.
Inscreva-se:
“Estar com o outro desta forma, é pôr de lado seus valores e visões pessoais, de modo que possa entrar no mundo do outro despido de preconceitos…” (Carl Rogers).
Em uma sala de aula, o professor trabalha com o coletivo, por isso é importante saber como crianças/adolescentes interagem. Enxergar o outro como realmente ele é, não é fácil. Mas com a mediação do professor muita coisa pode vir à tona. O olhar experiente do professor poderá ajudar a solucionar intrigas e desajustes, tornando o ambiente mais agradável para todos. Um ambiente equilibrado é favorável ao aprendizado.
Realize com sua turma a atividade abaixo:
Coloque em um canto da folha o nome do aluno que será submetido a empatia.
Tratando-se de alunos maiores do fundamental II e ensino médio, deixar optativo o aluno se identificar ou não.
Ao final, recolha as folhas e com calma leia e analise. Certamente essa atividade irá auxiliar em casos de bullying, inclusão e outros.
O contorno da atividade é violeta, porque essa cor estimula a sociabilidade e respeito às diferenças.
Inscreva-se:
As cores estimulam os sentidos e ter um pote na cor certa irá ajudar a criança a suprir a necessidade do momento.
Esses potes são muito mais que água, tinta e purpurina: São estímulos de cores. A purpurina distraí, mas é a cor que abre o campo mental estimulando o sentimento contrário na criança. Cada cor estimula um sentido e automaticamente estará levando a criança ao que ela precisa naquele determinado momento.
Qual seria a cor certa? A cor certa é a que vai bloquear os sintomas apresentados pela criança. Exemplo: Uma criança que fica irritada por causa de uma briga com um amiguinho, ou que em relacionamentos coletivos fica alterada (festas, eventos, multidão). Neste caso, utilizaremos a cor laranja no pote, pois a cor laranja abrirá o campo mental estimulando a socialização e a interação com o meio.
Material:
Garrafa ou pote de vidro ou plástico transparente com tampa
Água deixando um espaço de dois dedos livres
Corante alimentício
Purpurina prata ou na cor que fará o pote
Gel incolor (duas colheres de sopa)
Cola forte para lacrar a tampa
Coloque água no pote, o corante, misture o gel até dissolver por completo, acrescente a purpurina. Agite. Cole a tampa com a cola forte. Está pronto!
Inscreva-se: