Atividades lúdicas são facilitadoras do aprendizado.
Imprima o polvo, a criança pinta, recorta e cola os tentáculos no lugar correto.
Essa atividade é para a criança aprender os primeiros números.
MATERIAL EM PDF AQUI
Assista ao vídeo abaixo para aprender essa atividade passo a passo
O projeto acontece em 6 etapas:
1ª arrecadar garrafas pets de todos os tamanhos
2ª Limpar as garrafas e cortá-las
3ª Distribuir entre as crianças, deixando que a imaginação tome conta do momento, cada criança terá liberdade de fazer sua flor, galho ou folha.
4ª As obras, deverão ser pintadas com tinta acrílica ou esmalte. (cuidado)
5ª Fixe uma madeira ou um cano com uma estrutura em cima onde as flores, galhos, ou folhas produzidos serão colados. (cola quente)
6ª Monte a árvore com todo o material produzido pelas crianças no pátio ou área livre da escola e celebrem o momento de união.
Imagine a felicidade de cada criança ao visualizar sua arte fazendo parte da árvore colorida da felicidade!
Fonte: Ideia e imagens de Dale Wayne
Inscreva-se:
Uma atividade que vai estimular os sentidos com as cores, auxiliar na coordenação motora fina e ensinar as formas geométricas de maneira lúdica.
Imprima a folha abaixo, plastifique ou passe contact transparente e corte com estilete.
Assista ao vídeo:
Inscreva-se:
Aprendendo números com a girafinha
O lúdico facilita o aprendizado.
Imprima a girafinha em meia folha de sulfite, siga a explicação do vídeo.
Material: rolinho do papel higiênico, pedaço de papelão, cola bastão e um dado.
Assista ao vídeo abaixo para aprender essa atividade passo a passo
Inscreva-se:
Monte com seus alunos duas tabelas com os dias da semana. Deixe espaço para que eles escrevam o que foi realizado.
A proposta de utilização das tabelas:
1ª Tabela
Cada vez que a criança pedir algo para alguém e utilizar a expressão: “Por favor” e depois agradecer dizendo “obrigado (a)” deverá constar nesta 1ª tabela.
Ex: - Por favor, apague a luz. (e quando o favor foi realizado): - Obrigado (a)!
(Na tabela) – Segunda-feira : apagou a luz
2ª Tabela
Cada vez que a criança for solicitada e a pessoa pedir “por favor” e depois agradecer “obrigado (a)! Deverá ser anotado.
Ex: - Por favor lave a louça? (depois) – Obrigada(o)!
(Na tabela) – Segunda-feira – Lavei a louça.
A atividade deverá acontecer durante uma semana, na escola, casa e outros lugares frequentados pela criança.
Na semana seguinte, (segunda-feira), uma conversa entre todos da sala e contagem do que cada aluno conseguiu.
O aluno irá retratar o que aconteceu de bom, e o que foi ruim quando a pessoa não utilizou essas duas frases tão importantes para um bom convívio.
Opção: Poderá também anotar quando não pediu, ou quando não pediram.
Isso exaltará o lado negativo, gerando uma boa discussão de como é ruim as pessoas não terem bons modos.
Procure explorar ao máximo esse assunto, pois o mundo anda muito apressado, e muitas pessoas perderam não só o bom senso, como as boas maneiras. Essa atividade é um resgate a tudo o que perdemos. Aos poucos viveremos em um ambiente muito melhor.
Inscreva-se:
A educação infantil é muito importante na vida da criança, neste período a criança se desenvolve tanto fisicamente, como cognitivamente. Ao entrar na escola a criança depara com novas situações e vivências, cada fase tem sua importância.
Durante esse período na educação infantil, registre a passagem das fases. Imprima a folha.
Inscreva-se: